segunda-feira, 12 de março de 2007

Capítulo Sessenta e Cinco - Gentileza

Às seis horas da tarde o ônibus sacolejava no sentido bairro. Já pelo meio do caminho, algumas pessoas em pé, uma senhora de sessenta e poucos anos estica o braço no ponto, forçando o coletivo a atrasar mais alguns instantes sua obstinada viagem. Degrau, degrau, degrau e um rapazote muito solícito se prontifica a ceder seu lugar num dos bancos para a pobre velhota, que docemente recusa.
-Já vou descer daqui a pouco.
Mas o rapazote vê nos olhos da velhota o quanto ela está cansada de um dia exaustivo.
-Não, pode sentar.
A senhora se comove com a gentileza do rapaz, mas recusa novamente a oferta.
-Eu não tô cansada, não. Pode ficar.
O rapaz, que é novo, mas não é alheio às dores alheias, vê lá no fundo dos olhos da velha o quanto ela está cansada de uma vida exaustiva.
-Mas eu faço questão!
A senhora, que nunca gostou muito de contrariar as pessoas, especialmente as pessoas que ela não conhece, até aceitaria sentar-se, se não tivesse que se levantar um ponto depois.
-Mas eu já vou descer!
-Mas a senhora disse isso a dois pontos atrás!
-Pois então, vou descer no próximo.
A essa altura, o rapaz já estava de pé, ao lado da senhora, que se recusava a se sentar. Atrás dos dois, um senhor de meia-idade olhava para o banco vazio, cansado depois de um dia de trabalho de pé na cozinha de um hospital.
-Olha minha senhora, por acaso você tem nojo de mim?
-Como é que é?
-Por que a senhora se recusa tão veementemente a se sentar no banco onde eu estava sentado?
-Nojo de você? Eu acho que você tá é meio maluco.
O rapaz agarra então o braço da velha. Gentilmente.
-Pois agora a senhora vai se sentar aqui!
-Me larga, seu doido!
O incidente, que já havia chamado a atenção de todos os passageiros, do cobrador, do motorista e até de um homem no caminhão ao lado, dividiu a opinião dos presentes.
-Deixa ela, rapaz. A senhora não quer sentar!
-Mas o rapaz só tava querendo ser educado! Custava ela aceitar?
E a velha tentando se soltar.
-Olha aí! Perdi meu ponto! Motorista! Motorista! Vou descer!
-Pois se a senhora vai descer, eu também vou! Quero ver se esse ponto é o seu ponto mesmo.
-Que isso? Vai me seguir agora?
E o motorista irritado.
-Eu não posso ficar aqui o dia inteiro esperando!
O rapaz puxa a velha pelo braço, forçando-a escada abaixo. A velha tropeça, cai no chão, levando o rapaz junto, os dois rolando até o meio-fio.
-Chama uma ambulância!
-Ah, agora vão levar ela pro hospital. Só pra disfarçar, por que eu sei que aqui não é o ponto dela. Não precisa, não. Ela que pegue o próximo ônibus.
O rapaz sobe no ônibus, senta-se no mesmo banco de antes. Olha para uma estudante, assustada com o que acabou de acontecer.
-Quer que eu carregue seu caderno?

10 Reclamação:

Em 12 de mar. de 2007, 02:10:00, Anonymous Anônimo escreveu:

quando eu for velhinha, espero ter meu carro!

 
Em 16 de mar. de 2007, 16:08:00, Blogger yusanã escreveu:

Hahaha, muito bom. Eu sempre passo por situações parecidas. :(

 
Em 23 de mar. de 2007, 18:32:00, Anonymous Anônimo escreveu:

Um carderno com uma bomba de tinta já parece ser uma boa idéia (de geríco, mas boa...). Rapaz, que bom que voltou a postar. Espero que este texto seja novo, pois perdí o fio da meada de sua re-postagem. Pessoas obcessivamente gentís realmente dão no saco.
Abraços. Até mais.

A propósito, quanto o contador de post's passa de uma reclamação, são"2 reclamações"... e tenho dito!

 
Em 23 de mar. de 2007, 21:54:00, Blogger Tiago escreveu:

2 reclamação é muito mais engraçado.

E tenho dito!

 
Em 27 de mar. de 2007, 23:17:00, Blogger Augusto Alencar escreveu:

Essas histórias!

O Kra era psicológicamente abalado. Quero nem ver quando ELE for velho.

 
Em 29 de mar. de 2007, 00:31:00, Blogger Marcela escreveu:

nossa, isso dá curta.

 
Em 21 de mai. de 2007, 05:57:00, Blogger jacques escreveu:

adorei esse blog!
muito bom. =D

 
Em 22 de mai. de 2007, 16:53:00, Anonymous Anônimo escreveu:

por isso que não devemos ceder nossos lugares...

 
Em 1 de jun. de 2007, 03:07:00, Blogger Lee escreveu:

Hahaha!! Ótimo! Uma risada depois desse dia todo torto!
Pelo menos ele era cavalheiro. Até demais, creio eu.

 
Em 25 de jun. de 2007, 17:43:00, Blogger Unknown escreveu:

hahaha...passei alguns anos longe do blog...resolvi voltar e escrever e qual nao é a minha surpresa qdo vejo q ainda existe um espacinho pra mim aqui...
eu parei de postar fotos das minhas pequenas no flog e voltei a postar no diariodanana.blig
vamos ver qto tempo dura...
adorei seu post, pra variar!
como vc está? será que ainda aparece por aqui?
beijinhos,
Nana ;)

 

Postar um comentário

<< Pagina Inicial