terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Capítulo Dezesseis - Momento

Todo humorista que se preze deve saber o que dizer na hora certa, por que de outro modo a piada não funciona. Se disser antes da hora, ninguém entende nada. Se disser depois, ninguém acha graça. Um bobo da corte que não soubesse o momento, que não tivesse o timing, poderia ser morto no dia seguinte, sem uma segunda chance e de uma forma nada engraçada...
Infelizmente, esse não é um problema só daqueles que querem fazer rir. Na verdade é um perigo pra quase todo mundo. Pense em quantas brigas não teriam sido evitadas se a palavra perfeita surgisse naquele momento exato, na linha que divide a felicidade dos vasos quebrados contra a parede.
Ou em entrevistas de emprego, que você sempre sai se lamentando por ter abrido o bico quando te perguntaram o porquê de ter sido demitido do seu último emprego, ainda que você tenha dito que não bebe mais em servicço e muito menos dança pelado em frente às câmeras de segurança na véspera do feriadão. (Ah, bons tempos aqueles...)
Eu mesmo já perdi minha noção de timing há muito tempo. Não acerto uma! É incrível a minha capacidade de dizer a coisa errada na hora certa, a coisa certa na hora errada ou, o mais comum, a coisa errada na pior hora possível. Eu poderia dar mil exemplos, mas pergunte aos conhecidos que eles sabem os detalhes, eu não. Não gosto de ficar me torturando com o que poderia ter sido...
Portanto se um dia você vir alguém em apuros, se você sentir que o momento crucial está chegando e esse alguém não vai dizer o que deve! Não pense duas vezes (isso poderia ser erro), dê um jeito de avisar, nem que você tenha que gritar:
-Agora!
Acredite, carreiras, relacionamentos, até vidas, serão salvas. E as pessoas, eternamente gratas, não deixaram que nada de mal te aconteça e nem que você perca a sua oportunidade de dizer a coisa certa na hora certa. Ou de fazer um bom final para o seu texto. O que for melhor.